COMO SURGIU A LIGA SC DE HANDEBOL

02/02/2024 - Situação: Publicado

COMO SURGIU A LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL:

A LIGA SC DE HANDEBOL surgiu com a proposta de sistematizar alguns modelos de competições que estavam sendo aplicados na região Leste-Norte de Santa Catarina e com a missão de de fortalecer e elevar o nivel técnico dos atletas, contribuindo com o desenvolvimento das equipes. Preocupados com a ausência de jogos para suas equipes, alguns técnicos resolveram promover, em 2010, uma série de jogos amistosos que foram denominados de "Encontro de Handebol". O evento ocorreu em São Bento do Sul e reuniu equipes de base dos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Balneário Camboriú, Itajaí e Jaraguá do Sul, nos naipes masculino e feminino.

Após uma avaliação positiva do "Encontro de Handebol", o clube A.D.Balcam, de Balneário Camboriú, modificou o sistema informal do festival e criou uma competição denominada de Copa Leste-Norte. O evento foi implementado em diferentes categorias e seguiu sendo disputado nos naipes masculino e feminino, com as disputas ocorrendo em Balneário Camboriú. As Copas Leste-Norte foram promovidas nos anos de 2011, 2012 e 2013.

O sucesso dos torneios motivaram os técnicos e, nos anos de 2014 a 2016, as "Copas", que eram disputadas de forma concentrada, foram substituídas por outro modelo competitivo denominado de "Campeonato Leste-Norte". A competição passou a ter equipes de outras regiões e a ser disputada com jogos isolados, onde as equipes visitavam seus adversários e os recebiam em sua cidade. Posteriormente, as quatro melhores classificadas, disputavam, em sede única, as superfinais, onde eram apontados os campeões de cada categoria.

Por fim, devido aos resultados positivos dos Campeonatos Leste-Norte e a participação de equipes de outras regiões, os eventos ficaram mais abrangentes e envolventes, o que estimulou a criação de uma liga de handebol. Foi então que no dia 03/06/2017, alguns dirigentes reuniram-se em Balneário Camboriú e fundaram a LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL. 

DATA DE FUNDAÇÃO: 03 DE JUNHO DE 2017.

ENTIDADES FUNDADORAS:
- A.D.BALCAM / FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ;
- CLUBE NÁUTICO MARCÍLIO DIAS/FMEL DE ITAJAÍ;
- T-REX/FME TIMBÓ;
- ASSOCIAÇÃO BLUMENAUENSE DE HANDEBOL;
- ADIEE/FLORIANÓPOLIS;

OS PRIMEIROS PASSOS

Por razões administrativas, em 2017, o Campeonato Leste-Norte foi promovido somente no naipe feminino e, no 1º semestre, ocorreram as fases iniciais das categorias adulto, juvenil e cadete. Após sua fundação, a LIGA substituiu o nome dos Campeonatos Leste-Norte e oficializou as competições como LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL que, ao longo do mesmo ano, foi disputada nas categorias mirim, infantil, cadete, juvenil e adulta (feminino) reunindo um total de 55 equipes.

A INCLUSÃO DAS EQUIPES MASCULINAS

No final da temporada 2017, os números estatísticos de atendimentos (equipes e atletas), mostraram à LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL que os resultados foram satisfatórios e indicaram que, a partir da criação da instituição, o Handebol do Estado entraria num outro nível de desenvolvimento. Diante desta expectativa, a LIGA decidiu incluir novamente as disputas do naipe masculino e intensificar a expansão das competições para todo estado.

No ano de 2018, ampliados os campeonatos para os dois gêneros, a LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL seguiu sua escalada de desenvolvimento. O número de participantes nas competições, das diferentes categorias, totalizaram 84 equipes, apontando um crescimento de 60,7% em relação ao ano anterior.

A CONSOLIDAÇÃO

Em 2019, o cenário foi mais amplo ainda. A consolidação da LIGA por todo o Estado incentivou outras equipes a ingressarem nas competições. Nos 10 campeonatos realizados (do mirim ao adulto, masculino e feminino), a LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL atingiu a participação de 156 equipes. O crescimento foi de 85,7% no número de equipes participantes.

Em 2020 visando oxigenar ainda mais seus eventos e buscar um maior equilíbrio competitivo, a LIGA implantaria algumas novidades nas competições, mas, devido à pandemia, todas as competições foram canceladas.

2021

Em 2021, a LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL retomou no Estado os projetos que estavam previstos para 2020 e promoveu as competições estaduais nas categorias infantil, cadete, juvenil e adulto.  Além disso, implantou uma liga no Rio Grande do Sul: a LIGA RS. Na 1ª edição, promoveu a LIGA RS Adulta masculina e feminina e a LIGA RS cadete e juvenil feminina.

A LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL segue promovendo competições em SC e RS, buscando sempre uma estrutura organizacional de qualidade que contemple os anseios de seus filiados.