MAIS SOBRE A LIGA SC

29/12/2024 - Situação: Publicado
MAIS SOBRE A LIGA SC

CONHEÇA MAIS A LIGA SC – As competições com a marca “LIGA SC” são os campeonatos estaduais organizados pela LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL. O termo foi convencionado para diferenciar os eventos sob sua administração de outras competições organizadas no estado. A LIGA SC DE HANDEBOL é a instituição responsável por seus torneios e considera apenas os resultados de suas competições para manter um ranking estadual próprio e seus registros de estatísticas.

A Liga SC foi criada em 2017 com a ideia de promover a modalidade em nível estadual através da promoção de competições anuais, em diferentes categorias, para favorecer a participação de equipes que mantém entre seus objetivos a prática do handebol competitivo e que despertassem o interesse do público que aprecia o handebol em todas as regiões de Santa Catarina. A intenção era formalizar as competições da época, chamadas de Campeonato Leste Norte, e ampliar as possibilidades de participação de equipes de todo estado.

Desde sua fundação, a LIGA SC introduziu uma nova proposta sistemática na organização dos campeonatos: fragmentou as disputas na fase final, dividindo as equipes, conforme pontuação na etapa preliminar, em Séries Ouro, PrataBronze, conforme número de equipes em cada torneio. Os objetivos foram ampliar a competitividade, proporcionar que todas as equipes permanecessem nas disputas até a fase final resultando em competições mais abrangentes, tornar as partidas mais interessantes para o público e propiciar as equipes de menor expressão a disputa de um título estadual.

As competições da LIGA SC são divididas em pelo menos duas fases: uma classificatória, com os times organizados em chaves e uma fase final, em uma cidade-sede, reunindo um número específico de equipes classificadas (para séries ouro, prata e bronze) e, em ambas as fases, os jogos ocorriam durante um fim de semana.

A estratégia da LIGA SC foi positiva e suas competições tiveram um crescimento constante. A cada ano, novas equipes se inscreveram e o número de participantes foi aumentando consideravelmente. Duelos acirrados surgiram e rivalidades esportivas foram se estabelecendo. Porém, 2020 os eventos foram suspensos devido à pandemia mundial do Covid-19.

Antes da parada, a LIGA SC já estava consolidada como uma importante competição estadual de handebol, para todas as categorias, em ambos os naipes. Para muitos, a falta de formalidades federativas do torneio foi compensada pela descentralização das disputas entre as diferentes regiões do estado, pela ótima estruturação das competições, pelos custos reduzidos, pelo estímulo dos atletas e pelo grande envolvimento das equipes.

Em 2021, passada a pandemia, as equipes foram voltando às atividades normais e se reestruturando dos estragos causados pelo evento. As competições voltaram a acontecer e a retomada foi  gradativa, porém, já surpreendente com a participação de um bom número de equipes.

Em 2022 o formato foi repetido e a LIGA SC retomou crescimento e seguiu sua trajetória de sucesso.

Novas nomenclaturas

Em 2023, inspirada pelas repercussões positivas expressadas pela imensa maioria dos participantes, em relação à separação das competições nas etapas finais, a LIGA SC readequou as nomenclaturas das divisões e, para dar maior ênfase às competições, foram sugeridos nomes mais robustos para os eventos, identificados então como LIGA SC ESTADUAL, EXTRALIGA SC e COPA DA LIGA SC.

Formato das competições (todas as categorias):

LIGA SC ESTADUAL - competição de nível estadual, organizada pela Liga SC de Handebol e disputada por equipes catarinenses. Implantada em 2023, a competição é a sucessora da LIGA SC Série Ouro que havia sido disputada em 2021 e 2022. Inicia com a participação de todas as equipes inscritas divididas em chaves regionalizadas e remete a disputa do título principal da competição. Após a disputa de uma fase preliminar em duas ou três etapas, um número específico de equipes em cada chave (determinado em Congresso Técnico), com  melhor pontuação, garante o direito de participar da fase final deste torneio em busca do título máximo.

EXTRALIGA SC – também é uma competição estadual de handebol. Foi criada junto com a LIGA SC ESTADUAL e é a segunda mais prestigiada da Liga. Substituiu a chamada LIGA SC Série Prata. Quem disputa? Entre as equipes que iniciaram a competição e não classificaram para a LIGA ESTADUAL, aquelas que se posicionarem no meio da tabela, em cada chave, (até um número aprovado no Congresso Técnico), estarão habilitadas a disputarem este torneio. É uma segunda oportunidade que as equipes têm de conquistar um título em nível estadual.

COPA DA LIGA SC: assim como os torneios acima, é uma competição que mantém o caráter estadual. É uma oportunidade das equipes mais modestas almejarem um título estadual. É inclusiva, equilibrada e, apesar de ser a 3ª competição na hierarquia da Liga SC, torna-se o objetivo das equipes emergentes, iniciantes ou sem muita estrutura ou apoios. Quem participa? A distribuição das vagas também é definida em Congresso Técnico e reúne, após a fase de classificação, as equipes posicionadas no final da tabela de pontos das chaves regionalizadas, com baixa ou nenhuma pontuação. Foi implantada para substituir a Liga SC Série Bronze e, por suas características específicas, vêm tendo avaliação bastante positiva dos participantes.

Quem foram os campeões da EXTRALIGA e COPA DA LIGA 2024?

Em matéria anterior, a LIGA SC apresentou os campeões da LIGA SC ESTADUAL. Neste tópico, serão apresentados os vencedores da EXTRALIGA e COPA DA LIGA 2024. Confira:

CAMPEÕES DA EXTRALIGA SC

Mirim feminino: ACHb/Caçador

Mirim masculino: HandLuz/Luzerna

Infantil feminino: Handebol Antônio Carlos

Infantil masculino: ADHJ/Jaraguá do Sul

Cadete feminino: HandFloripa/Florianópolis

Cadete masculino: ADHJ/Jaraguá do Sul

Juvenil feminino: Abluhand/Blumenau

Juvenil masculino: ADHJ/Jaraguá do Sul

Adulto feminino: HandFloripa/Florianópolis

Adulto masculino: ACHb/Caçador

CAMPEÕES DA COPA DA LIGA SC

Infantil feminino: AHI Itajaí/FMEL

Infantil masculino: ADHC/Criciúma

Cadete feminino: FME Balneário Camboriú

Cadete masculino: AJHA/Joinville

Adulto masculino: ADHJ/Jaraguá do Sul