CONGRESSO TÉCNICO DEFINIU A EXTRALIGA SC ADULTO
Foi realizado na manhã deste sábado, em reunião on line, o Congresso Técnico para definição do sistema de disputa da EXTRALIGA SC ADULTO masculino e feminino 2022. Com a aprovação dos dirigentes participantes, a Liga SC estabeleceu a estrutura organizacional das duas competições, que ficaram assim formatadas:
EXTRALIGA SC FEMININA: quinze equipes participarão do evento. A competição terá duas fases, que serão disputadas em três etapas.
a) Fase de Classificação: será composta por duas etapas, onde as 15 equipes serão divididas em dois grupos:
Grupo A - 8 equipes - REGIÃO SUL: Associação SulAmericana de Florianópolis, FMEBC de Balneário Camboriú, FME de Tubarão e HandBiguaçú e REGIÃO CENTRO: Caçador, HandLages, HandLuz de Luzerna e Peritiba. Na 1ª Etapa, os jogos deste grupo, serão disputados nas regionais Sul e Centro.
Grupo B - 7 equipes - REGIÃO DO VALE - T-Rex/FME Timbó, Grifus/Pomerode, FMEL Itajaí e FUMTEC/Barra Velha e REGIÃO NORTE: ADHJ/SECEL/Jaraguá do Sul, AJHA/Joinville e H3M de Colombo/PR. Assim como no grupo A, na 1ª Etapa,os jogos do Grupo B serão em regionais NORTE e do VALE.
Na 2ª Etapa da Fase de Classificação, no Grupo A as equipes da região Sul enfrentarão as equipes do Centro e, no Grupo B, as equipes da Região do Vale enfrentarão as equipes do Norte.
b) Fase Final - ao final da Fase de Classificação, 4 equipes de cada Grupo qualificam-se para as quartas de finais que conduzirão os vencedores para a Série Ouro e os perdedores para a Série Prata. As outras equipes posicionadas do 5º ao 7º lugares dos Grupos A e B, irão compor a Série Bronze, que terá seis equipes na disputa. Apenas o 8º colocado do Grupo A estará eliminado ao final da Etapa de Classificação.
EXTRALIGA SC MASCULINA: será disputada por treze equipes. A competição será semelhente a feminina, com duas fases e três etapas.
a) Fase de Classificação: as 13 equipes serão divididas em dois grupos:
Grupo A - 6 equipes - REGIÃO SUL: Criciúma, Colégio Visão/Camboriú e HandBiguaçú e REGIÃO NORTE: ADHJ/SECEL/Jaraguá do Sul, Handville/Joinville e Massaranduba. Na 1ª Etapa, os jogos deste grupo, serão disputados nas regionais Sul e Norte.
Grupo B - 7 equipes - REGIÃO OESTE - ASHA/Saudades, SME/Xanxerê e SEDEC/Concórdia e REGIÃO CENTRO: Campos Novos, ACHb/Caçador, HandLuzerna e HandLages. Assim como no grupo A, na 1ª Etapa,os jogos do Grupo B serão em regionais Centro e Oeste.
Na 2ª Etapa da Fase de Classificação, no Grupo A as equipes da região Sul enfrentarão as equipes do Norte e, no Grupo B, as equipes da Região do Centro enfrentarão as equipes do Oeste.
b) Fase Final - para qualificar as equipes as séries Ouro e Prata, os critérios serão os mesmos do torneio feminino. Ao final da Fase de Classificação, 4 equipes de cada Grupo classificam-se para as quartas de finais que conduzirão os vencedores para a Série Ouro e os perdedores para a Série Prata. As outras equipes posicionadas no 5º e 6º lugares do Grupos A e 5º ao 7º no Grupo B, irão compor a Série Bronze. Serão 5 equipes na disputa de um pentagonal.
O inicio da EXTRALIGA feminina será dia 9 de abril e a masculina no dia 10 de abril.