HANDEBOL FEMININO MOVIMENTOU A LIGA SANTA CATARINA - Nos últimos dois finais de semana, o handebol feminino da LIGA SC foi a atração em diversas quadras do estado. Em disputa a 1ª Etapa da LIGA SC cadete nos dias 6 e 7 de maio, e a sequência da LIGA SC juvenil, Chave Sul/LesteNorte neste sábado, véspera do Dia das Mães. Nos dois finais de semana foram disputados nada menos do que 45 jogos, sendo 36 pela competição cadete e 9 pelo campeonato juvenil.
CADETES - Os 36 jogos disputados pelas equipes desta categoria foram realizados em seis sedes, com seis jogos em cada uma, todos válidos pela fase de classificação. Confira o resumo.
Chave A - Esta chave reuniu as equipes da região Norte. Foi disputada na cidade de Massaranduba, onde a equipe local, com três vitórias terminou na liderança do grupo. Em segundo ficou a ADHJ/Jaraguá do Sul com duas vitórias, AJHA de Joinville com um triunfo terminou em terceiro e a equipe da FME Rio Negrinho não somou pontos.
Chave B - A chave B composta por equipes da região do Vale foi realizada em Blumenau. Assim como ocorreu na chave anterior, a equipe da casa derrotou seus três adversários e ficou com a primeira posição. Na sequência, em 2º Lugar, ficou a equipe de Barra Valha com duas vitórias. O T-Rex/FME Timbó obteve a terceira posição com uma vitória e o time de Indaial terminou na quarta posição, sem nenhum ponto conquistado.
Chave C - A chave C foi disputada no Sul do estado, em Sombrio. A FME Tubarão somou mais pontos que os oponentes e terminou em primeiro, seguido pela equipe de Sombrio, que conquistou uma vitória, um empate e amargou uma derrota. Em terceiro, nos critérios de desempate, ficou a Associação Gauarapuvú de Garopaba com a mesma campanha de Sombrio. Com dois pontos, a equipe de Palhoça ficou na 4ª colocação.
Chave D - Os jogos da chave D foram os únicos que ocorreram no domingo, dia 7 de maio. O grupo reune as equipes da região da Grande Florianópolis com Litoral e foi realizado em Camboriú. A classificação apresentou a AHI/Itajaí na liderança com três vitórias, o HandFloripa obteve 4 pontos, o Handebol Antônio Carlos ficou em 3º Lugar com 2 pontos e o time da FMEBC na 4ª posição, não obteve pontuação.
Chave E - No meio-oeste do estado tivemos a realização dos jogos com as equipes da região Centro, na divisão da LIGA SC. Luzerna, ADRECHA/Joaçaba, ACHb/Caçador e HandLages enfrentaram-se entre si, em Lages. As meninas de Luzerna terminaram em 1º com 6 pontos, seguidas pela ADRECHA com 4 pontos, o 3º Lugar foi Caçador com 2 pontos e a equipe local terminou no 4º lugar com três derrotas.
Chave F - Por fim, a cidade de Concórdia foi a sede dos confrontos entre as equipes da região Oeste. A equipe de Palma Sola derrotou seus três adversários terminando no 1º Lugar, Concórdia ficou com a vice-liderança com uma vitória, um empate e uma derrota, com 2 pontos Xanxerê terminou em 3º e por fim, o quarto lugar ficou com Peritiba com 1 ponto conquistado.
RODADA DA LIGA SC JUVENIL FEMININO
No sábado, dia 13 de maio, ocorreu em Florianópolis, no Ginásio do Colégio Catarinense, mais uma rodada da LIGA SC juvenil feminino. Em quadra, enfrentaram-se equipes da região Sul (Criciúma, HandFloripa, Palhoça) contra equipes da região Norte (Blumenau, Massaranduba e Joinville) em jogos válidos pela Chave A da competição. Foram 9 confrontos, distribuídos em três rodadas concentradas, assim resumidas:
Na rodada inicial, a equipe local do HandFloripa derrotou Blumenau por 13 X 8, Massaranduba superou Palhoça por 24 X 9 e Criciúma bateu Joinville por 33 X 6.
Na 2ª rodada, na sequência, Blumenau derrotou Palhoça por 21 X 13, o HandFloripa obteve outra vitória diante de Joinville por 23 X 13 e Criciúma venceu Massaranduba por 30 X 21.
Por fim, na 3ª rodada, Joinville ganhou de Palhoça por 17 X 14, Criciuma venceu Blumenau por 20 X 15 e, no último jogo da rodada, o HandFloripa obteve seu 3º triunfo na etapa fazendo 27 X 20 contra Massaranduba.
A LIGA SC JUVENIL está sendo disputada por 14 equipes, as quais estão divididas em dois grupos:
O Grupo A, que corresponde a região Sul/LesteNorte, é composto por Criciuma, Balneário Camboriú, HandFloripa, Blumenau, Palhoça, Joinville, Massaranduba, Itajaí e Colegio Visão Camboriú. Nesta chave, todos os times se enfrentam em turno único, na fase de classificação, em quatro etapas. Para cada equipe resta uma etapa para a definição dos classificados.
O Grupo B reúne, na divisão geográfica da Liga, as equipes da região Centro: Lages, Luzerna, Joaçaba, Peritiba e Concórdia. As equipes jogam em turno e returno e, também, resta apenas uma etapa para a definição do ranking deste grupo.
Regulamento - Após a fase de classificação, as quatro equipes de melhor pontuação do Grupo A e as duas do Grupo B qualificam-se para a disputa da LIGA SC ESTADUAL. O 5º e 6º da Chave A, mais o 3º e 4º da Chave B habilitam-se para as finais da EXTRALIGA SC e as demais, 7º, 8º e 9º de "A" mais o 5º de "B" fazem um quadrangular estadual válido pela COPA DA LIGA SC.
As informações estatísticas (resultados, classificação, artilharia...) da LIGA SC de todas as categorias estão disponíveis no site da instituição. Basta digitar www.ligaschand.com.br e clicar no menú "competições". Escolha a categoria que deseja consultar e veja os detalhes de cada campeonato.